Image Map

08/09/2014

Sobre a Ditadura da Beleza

   |   
Quem aí já ouviu falar no desafio de "tirar foto sem maquiagem"? Acho que pelo menos a maioria de vocês, já deve ter visto pelo menos uma bonita postando fotinha sem make no facebook e marcando mais três queridas, lançando o mesmo desafio, que se no caso não for cumprido, vai receber presentinhos delas. Confesso que quando vi essa "onda", eu pensei: WHAT? Como assim as pessoas ficarem APOSTANDO que podem postar uma foto sem maquiagem? É serio isso?


Sim, eu sempre fui adepta ao mundo da beleza desde pequena. Lembro que comecei a usar maquiagem na terceira série do ensino fundamental. Ok, não era LÁA aquelas maquiagens da vida, tipo a cara toda rebocada como é hoje (HAAHAHHA sou sincera), mas o que começou com um simples lápis de olho preto (eu acho que é aí por onde as fofinhas sempre começam), acabou me levando à outras necessidades e assim me tornando ainda mais "dependente" de cosmeticos e artigos de beleza. Então lá estava eu, na terceira série, me entopindo de lápis de olho para ir à escola. Não, eu não sou contra o uso de maquiagens até porque eu adoooro maquiagens, cosméticos, etc. Acho que vocês já puderam perceber né? Porém, não concordo com o que essa chamada "ditadura da beleza" feito da vida de algumas garotas. 

Apesar de gostar muito desse mundo glamuroso - sim, glamuroso - eu nunca fui do tipo que ficava neurótica, sempre procurando ter a imagem que as pessoas consideravam "ideal", sabe? Não que eu seja linda, perfeira e maravilhosa, porque SIM, eu tenho muitos defeitos. Tenho muita olheira, sou cheinha, tenho celulite e estria, mas IDAÍ? Ninguém é perfeito! Vejo um monte de menininhas por aí, fazendo dietas loucamente, demonstrando ser alguém que não é, apenas para agradar as pessoas ao seu redor. E não,  eu não estou dizendo que só porque você usa maquiagem ou se cuida você está querendo seguir padrões. É mais sobre fazer o que te faz bem, entendeu? Eu por exemplo, uso maquiagem todos os dias, mas faço porque EU GOSTO, porque EU me sinto mais feliz comigo mesma fazendo isso e não só pra tentar seguir algo que AS OUTRAS PESSOAS acham o ideal ou para me sentir mais "bonita" para os outros. Porque apesar de gostar muito desse mundo, eu ainda consigo me olhar no espelho - mesmo com meus inúmeros defeitos, de uma pessoa NORMAL - e me sentir feliz. Outro dia uma amiga minha chegou em mim na universidade, e me perguntou: "Luana, porque tu usa maquiagem todos os dias?" E eu simplesmente respondi: "Porque eu gosto e me sinto bem fazendo isso". Eu sempre fui do tipo de apoia atitudes que façam as pessoas felizes, então porque não começar por mim mesma? Se eu estiver afim de usar maquiagem, eu uso maquiagem e pronto. Se eu estiver vontade de sair com a cara limpa, eu saio e vou ser feliz do mesmo jeito. Porque pra mim, estar maquiada ou não, é questão de estado de espírito e não necessidade pra ser feliz ou me sentir mais completa, ou tampouco me sentir mais "de acordo com o que é considerado certo" para as outras pessoas. 


Quando eu percebi qual era a proposta desse desafio de postar foto sem maquiagem, confesso que fiquei meio perplexa, pelo quanto algumas pessoas podem achar "estranho" ou "absurdo" uma pessoa postar uma foto sem maquiagem. Porque, desafio? Desafio pra mim, é você tentar atingir metas de vida ou tentar realizar  seus sonhos e não postar uma foto sem maquiagem no facebook. Não que eu não ache legal a iniciativa VERDADEIRA desse movimento, que na realidade veio a partir do projeto #StopTheBeautyMadness que tenta fazer com que mulheres consigam perceber que por baixo de uma cara rebocada, de cremes maravilhosos e produtos carérrimos, existe alguém que também pode se sentir bonita. Que a gordinha também pode ser tão bonita quanto a magrinha. Ou seja, chega desses padrões. Chega dessa história que a beleza está no olho, no nariz ou na cintura fina. A verdadeira beleza está dentro de você, de quem você é. E todo mundo tem que ser feliz sendo quem é, mesmo que isso agrade os outros, ou não. 

O problema maior está no fato de que a maioria das pessoas não souberam interpretar a iniciativa e acabaram levando o problema para outro patamar, e pior do que isso, parece que uma coisa que tinha tudo para dar certo e ser produtivo, está causando terror entre a maioria das amigas. Muita gente tem vergonha de mostrar quem é de verdade, e eu não as culpo, afinal essa "ditadura" as fizeram acreditar que não podem ser bonitas simplesmente por serem quem são. E isso tá errado! Você não precisa de uma base perfeita no rosto ou viver na academia pra ser linda. E não existe essa história de que você só pode ser considerada bela por isso e aquilo, se fizer isso e aquilo. Então, se tiver vontade de passar o dia sem nada, faça! Se tiver vontade de comer um pedaço de torta de chocolate, faça! E se no dia seguinte tiver vontade de entrar na academia e só comer coisas saudáveis, faça também! Mas faça por você, faça pra você ser feliz consigo mesma. Garanto pra você que não existe beleza maior do que quando você se sente feliz por ser quem é, e quando você se aceita. Porque a partir do momento que você é bem resolvida e feliz consigo mesma, os outros são apenas os outros.  

O que vocês acham sobre isso? Me contem! 

Essa postagem faz parte dda blogagem coletiva do ROTAROOTS, criado por blogueiras para resgatar a velha e boa blogagem de raíz. 

beijos, Luana Reis


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Acho que sigo a mesma linha de raciocínio que vá, o povo acabar compartilhando foto sem make sem entender o real motivo por trás daquilo.

    http://bugigangazdanet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, tudo bom? Sou nova aqui no seu blog, e já amei tudo, é sério não estou falando isso só pra lhe agradar, mais sério já amei tudo aqui, aaah agr vamos voltar ao que reamente importa o post, eu acho que você está certíssima eu era/ ainda sou assim, infelizmente as vezes deixo de fazer alguma coisa por medo do que as pessoas vão falar, mais estou tentando mudar isso, e maquiagem eu sou aquele tipo de garota que ama maquiagem mais por preguiça e por não saber fazer nada de diferente, simplesmente preferi não usar sabe? Pronto essa sou, teve um tempo em que eu não saia na rua sem passar uma base ou corretivo, hj estou mudando mais meu pensamento e aos poucos estou fazendo as coisas por mim, sim sem pensar no que os outros vão dizer! Ameei o post :) Beijooo
    http://www.meniinademoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir