Image Map

03/11/2010

Culinária: Petit Gateau

   |   
Depois do feriado que tal uma deliciosa sobremesa pra adoçar a vida? haha


Bom, essa é uma das sobremesas que eu mais gosto, então resolvi passar a receita para vocês! Quem já comeu, sabe o quanto é bom, quem nunca comeu não sabe o que está perdendo, haha!

Tipo de Culinária: França
Categoria: Doces
Subcategorias: Bolos
Rendimento: 6 porções
Apesar de parecer um absoluto mistério quando comemos no restaurante, o petit gateau é uma receita muito simples de preparar e que causa uma excelente impressão.

Receita originária da França

Ingredientes

200 gr de chocolate meio amargo
2 colher(es) (sopa) de manteiga Mococa
50 gr de açúcar
2 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
2 unidade(s) de ovo
2 unidade(s) de gema de ovo

Modo de preparo

Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria .Bata os ovos e as gemas de ovo com açúcar na batedeira até ficar bem claro. Junte o chocolate derretido e a farinha de trigo, misturando com uma espátula. Unte as forminhas de empadinha com farinha de trigo e coloque a massa - sem preencher toda a forma. Pré-aqueça o forno e leve para assar de 5 à 7 minutos (dependendo do forno) até os bolinhos crescerem, mas ficarem com o meio molinho, assim quando cortamos sai aquela calda de chocolate quentinha. Deve-se desenformar quente, diretamente no prato, acompanhado com sorvete de creme. Dica: para quem quiser congelar, basta colocar a forminha cheia, coberta com filme plástico, no freezer e quando for servir deixar o bolinho voltar a temperatura ambiente antes de colocar no forno.

Dica: Você pode congelar o petit gateau cru, direto nas forminhas. Quando quiser, basta descongelar totalmente e deixar o mesmo tempo indicado na receitas.

Fonte: Cyber Cook

Comente com o Facebook:

35 comentários:

  1. Huuummm... fiquei aqui com água na boca!

    ResponderExcluir
  2. Eu A-D-O-R-O!!! fazer petit gateau!!!

    tenho uma receita que é um pouco diferente dessa sua...
    fica mto bom!! melhor que de muito restaurante que eu já comi e é mto facinho de fazer...

    a minha receita é a seguinte:
    Ingredientes:

    • 240 g de chocolate amargo picado
    • 200 g de manteiga
    • 4 ovos inteiros
    • 4 colheres (sopa)de açúcar
    • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
    Prepare assim:

    • Prepare o petit gâteau assim:
    • Derreta o chocolate em uma panela em banho-maria e junte a manteiga, mexendo até que fique homogêneo, liso e brilhante;
    • Em uma vasilha, bata os ovos, as gemas e o açúcar até que os ingredientes fiquem bem incorporados;
    • Retire o chocolate do fogo e despeje aos poucos na vasilha dos ovos misturados. Mexa até que os ingredientes estejam integrados;
    • Misture suavemente a farinha de trigo;
    • Unte forminhas pequenas, próprias para petit gâteau, com manteiga ;
    • Coloque a massa nas forminhas e deixe na geladeiras por 2 horas;
    • Preaqueça o forno ao máximo;
    • Asse em forno pré-aquecido a 250ºC por 4 a 5 minutos aproximadamente (teste uma forminha antes, para saber a temperatura correta de seu forno; o petit gâteau deve estar consistente por fora e mole por dentro);
    • Desenforme num prato e sirva com sorvete de creme.

    ResponderExcluir
  3. Tão gostoso!!Fiquei com vontade agora~

    ResponderExcluir
  4. Parece tão bom *-* mas nunca comi :x
    Pretendo fazer um dia, receitinha anotada :*

    ResponderExcluir
  5. ahhhh eu querooo *-*
    nunca experimentei... Estou perdendo mesmo. Valeuu pela receitaa ^^

    ResponderExcluir
  6. Amo petit gateau!!! Ainda mais com essa foto ai..to com água na boca,,acho q vou ser obrigada a experimentar sua receita..hihi
    bju
    vanessa rangel

    ResponderExcluir
  7. Eu nao sabia que a receita era tao simples assim... Vou ate me aventurar nessa!

    :)

    ResponderExcluir
  8. Minha sobremesa preferidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre como isso em restaurantes mas nunca fiz em casa!!! Que vontade de comer!!!

    ResponderExcluir
  10. Ai que delícia... to tao sem tempo pra cozinhar que hoje só como quando compro... mas merece um tempinho na cozinha pq acho que fazendo em casa as coisas são muito mais gostosas, amei a receita.

    Flor, passa lá no meu blog pra conhecer (e seguir se gostar)

    www.bruunbabi.blogspot.com

    Já to te seguindo aqui, ok? bjks.

    ResponderExcluir
  11. Outro dia minha filha fez, é tão fácil e tão rápido...já era quase 10 da noite quando ela começou a fazer e é claro que eu e o maridão ficamos esperando...ficou ótiiimmmooo!!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Já sei o que fazer no fim de semana **
    Que post delicioso

    ResponderExcluir
  13. Ai que delícia,eu não resisto a um docinho,é minha tentação :/

    ResponderExcluir
  14. Já até tenho as forminhas!!! Só falta o animo pra fazer!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Como todos os dias!
    Só que eu só misturo Toddy Light no creme de leite, uma colher de farinha e uma pitada de fermento. 1min no microondas ou mais e ta pronto! Bonito não fica, mas não deixao do Habibbs pra trás não viu!? rs! ^^

    ResponderExcluir
  16. ai que delicia..deu agua na boca..amoooooooooooooooo petit gateau

    ResponderExcluir
  17. É uma delícia!
    Nunca fiz em casa,vou copiar a receita e vou tentar...
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Que issoooo.. chegou a me dar água na boca!
    Quem já comeu o do "outback"? É perfeito!!

    ResponderExcluir
  19. AMEI a receitinha! Ai, minha dieta... rsrsrs. Valeu pela dica! Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Adoro colecionar receitas e amei esta do Petit gateau !;)

    ResponderExcluir
  21. Hummmm, nossa que delícia... nesse fds ainda comi =D
    Hehehehe !

    ResponderExcluir
  22. Esse foi o post que mais gortei do blo, afinal AMOO petiti gateau.

    ResponderExcluir
  23. Adorei conhecer seu blog e já me tornei seguidora, vou estar passando sempre por aqui. Me cadastrei no sorteio da Victoria secrets, quem sabe seu bloguinho me dá sorte,pois nunca ganhei nada na blogosfera.
    Um abraço. Cristiane Félix

    ResponderExcluir
  24. Fico feliz em saber que voces gostaram da receita e da nova aréa do blog. *-*

    ResponderExcluir
  25. Hummmm, q delícia!!! Adoro petit gateau! Coloca mais receitinhas no blog para a gente se inspirar...Adorei

    ResponderExcluir
  26. Hummmmm amoooo petit gateau! Adorei a receita!
    :)
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  27. Ah, é gotooouso, mas o 'bolo' tem de estar meio quente, e nem sempre nos restaurantes ele está.

    ResponderExcluir